Dicipulo: Claúdio
Texto : Marcos 9; 14-29
Introdução
Muitos de nós ao abrirmos nossas bocas para fazer uma oração podemos nos comparar a um avião. Alguns se parecem com aqueles CONCORDES, suave, imponente, grandes, chamam a atenção por sua força e potência; as palavras enviam ruídos por todo o céu e pode ser ouvidas nos 4 cantos da terra.
Outros se parecem com aqueles TECO-TECOS que sobrevoam as praias fazendo propagandas ou aqueles que jogam pulverizador em plantações, não são velozes, voam baixo e seu motor muitas vezes só pegam no tranco.Mas eu te digo que a maioria de nós somos como um Teco-teco e precisamos de uma Retífica no motor.
Que tipo de avião você é? Se você é um CONCORDE, Parabéns, mas se você é um avião de menos potência, não se preocupe.
- Muitas pessoas são assim, ficam DIAS ou até SEMANAS sem fazer uma oração FIRME, CONSISTENTE, mas basta uma situação difícil, uma tragédia, uma pregação, e lá estamos nós de joelhos, orando, clamando, uma benção, ficamos ali mergulhados em Jesus. Mas logo, quando tudo volta ao NORMAL nossas orações ficam para trás.
- Tem também aqueles que precisam de sinceridade ao orar, muitos praticam uma oração vazia, decorada, as mesmas palavras, uma fala cansativa, sem expressar realmente o que o coração está sentindo.
Muitas vezes ficamos a perguntar: “PORQUE DEUS OUVIRIA MINHA ORAÇÃO?
Ou então: “SE DEUS SABE DE TODAS AS COISAS, QUEM SOU PARA DIZER ALGUMA COISA PARA DEUS?
Se você sente dificuldade em orar, está na hora de você meditar neste capítulo que acabamos de ler.
Este texto fala de um pai com um filho doente, precisando de um milagre. Ele não orou como um Supersônico ou um Concorde, mas a resposta da oração foi eficaz. Esta palavra nos ensina algumas verdades:
- “O PODER NÃO ESTÁ NA ORAÇÃO, MAS SIM, NAQUELE QUE OUVE A ORAÇÃO”.
Este pai orou em desespero, pelo seu único filho, que não estava apenas doente, mas possuído por um espírito maligno. Enquanto outros pais viam seus filhos crescerem, este apenas tentava manter o seu filho vivo. Ele não podia deixar seu filho sozinho, pois, não sabia quando viria outro ataque demoníaco, ele estava cansado e desesperado, Marcos 9;22, foi uma oração curtinha, desesperada e nesta pequena oração ainda ele usou a palavra SE. É como se ele estivesse dizendo: “ é bem provável que isso não seja possível, mas, se você puder...” Faltou fé na oração dele, foi uma oração clássica de um TECO-TECO. Se a sua oração se parece com a deste homem, não se preocupe, é assim que começa uma oração, com um apelo honesto, sincero, mas não deixa de ser uma oração.
A segunda verdade que este texto nos traz é:
- “Não podemos deixar de orar”
Amados não podemos deixar de orar só porque não temos experiência em orar, muitas vezes você fica sem jeito porque vê pessoas orarem bonito e simplesmente deixam de orar. Quando você pega intimida com Deus suas orações melhoram a cada dia.
Imagina se este homem tivesse desistido e não tivesse clamado com esta curtinha oração, só porque não sabia orar, seu filho não teria sido LIBERTO, pois, ele mesmo reconheceu que não tinha fé (Marcos 9;24).
Jesus não olhou para a capacidade dele de orar, mas sim para a DOR que aquele pai sentia ao ver seu filho sofrendo, sendo maltratado. Jesus tinha vários motivos para não atender o pedido deste homem.
Jesus se deparou com um contraste enorme entre o que ele tinha visto na montanha e o que ele estava vendo ao descer da montanha. (transfiguração – Marcos 9;3), depois de ter vislumbrado um pedaço do céu ele se deparou com um verdadeiro caos:
- Discípulos e escribas discutindo
- Multidão curiosa
- Um pai desesperado, clamando porque ninguém conseguia ajudar seu filho.
Até que Jesus disse: MC 9;19, não existia fé naquele momento:
- Os discípulos haviam fracassado
- Os Escribas estavam parado, surpresos
- O Demônio vencia, e o pai cada vez mais desesperado.
Talvez a sua vida esteja assim amado, tumultos, brigas, vícios, desespero, talvez esteja faltando fé, talvez não exista oração em seus lábios, talvez seu ministério se encontra um caos, assim como Jesus sofreu aquele contraste de situação sua vida poder estar do mesmo jeito. Você vem para a Igreja ou vai numa Célula e recebe aquela palavra confortante, maravilhosa, mas quando volta para sua casa, você se depara com uma situação difícil ou sua vida tumultada. Então no meio desse desespero eis que surge sua voz tímida: “ Deus, se o Senhor puder fazer alguma coisa por mim...”
Será que essa sua tímida e curta oração faz alguma diferença? Em Marcos 9;25-27 temos a resposta.
Mas olha só que interessante: Os Discípulos ao questionarem Jesus sobre o porque não haviam conseguindo expulsar os demônios, Jesus disse que aquela Casta só poderia sair com Jejum e ORAÇÃO. Mas que oração foi tão eficaz?
- Ah, foram os Apóstolos que oraram. Não
- Então foram os Escribas. Também Não
- Pode ter sido o povo que vendo aquilo fizeram uma Vigília, o povo NÃO orou
Só existiu uma oração nessa história amados, a de um PAI honesto, sincero e ferido, Jesus foi tocado pela dor do pai e então respondeu ao apelo desesperado dele. É isso que os pais fazem pelos seus filhos amados.
Esta é a terceira verdade que quero expressar nesta ministração:
- “O PAI SEMPRE SE COMPADECE DA DOR FILHO”
Nenhum pai tem coragem de ver um filho sofrendo e não estende a mão para ele, o pai sempre vai em socorro do filho.
Quero contar uma história que ilustra bem essa verdade.
DEUS FAZ A MESMA COISA QUERIDOS, mesmo que você não tenha mais forças, mesmo que você esteja ferido, mesmo que você não saiba como fazer para alcançar seu objetivo, mesmo que sua oração seja CURTA, RÁPIDA, DESPERADA,TÍMIDA, mesmo que você não saiba falar direito, hoje você aprendeu que o PODER não está em sua oração, mas em DEUS que ouve. Sua oração faz DIFERENÇA EM SUA VIDA.
Qual a dor que você está sentindo nesse momento?
Qual a situação difícil que você sozinho já não suporta mais?
Qual a sua luta?
O PAI ETERNO se compadece de você
Ele quer ouvir sua voz
Não fique mudo
Aquele demônio deixou o filho do homem mudo, sem poder pedir socorro
Mas você não está mudo querido
Abra sua boca
Clame a DEUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário