10 de mai. de 2011

Uma vida que muda a história


Uma vida que muda a história
João 4
Pastora Rosângela

Muitas pessoas conhecem esta palavra que fala de uma mulher ferida que vivia seus dias atribulada, solitária, sem perspectivas, cheia de necessidades e fazia todos os dias a mesma coisa mecanicamente (retirava água do poço).
No entanto, ela teve um encontro que mudou a sua história. No versículo 6 diz que Jesus estava cansado de uma viagem e resolveu descansar junto ao poço na mesma hora que ela chegou. Este encontro foi a estratégia de Jesus para resgatar esta mulher. Creia que hoje Jesus também esta usando este meio como uma estratégia para lhe estender as mãos. Ele está sentado ao seu lado.
Diz a Bíblia que Jesus dirigiu-lhe a palavra de uma forma impactante e iniciou o diálogo de uma maneira que não é a habitual quando acabamos de conhecer alguém. Geralmente nessas conversas informais falamos sobre o calor ou frio, preço dos produtos, mas nada tão íntimo como pedir alguma coisa. Jesus foi além e pediu água para a mulher Samaritana. Ele sabia o que estava fazendo.
Imagino que aquela mulher ficou impressionada porque buscar água era a sua única rotina e como alguém podia pedir isso?
Penso que ela pode ter pensado como este homem pode me pedir alguma coisa se eu estou tão carente e cheia de necessidades.
Mas naquela situação de desconforto é que a ficha daquela mulher caiu e assim acontece conosco. Tem uma hora que a ficha cai. Ouvimos tantas palavras, mas um dia os nossos ouvidos são abertos. Aquela mulher estava sozinha e Jesus sabia disso. Ela já tinha passado por cinco casamentos, mas estava só e desamparada. É assim que nos sentimos quando estamos em luta, mas Jesus sempre está presente.
Aquela mulher teve o encontro mais importante de sua vida, o encontro com Jesus. A partir daí podemos definir esta palavra em três tópicos.

1º - Ela estava no vazio. No versículo 13, Jesus diz que a água que ela estava bebendo não saciava a sua sede. Se saciasse não estava todos os dias em busca de água. Muitas pessoas sobrevivem assim. São dias e dias com drogas, bebidas, casamentos e nada supre.

2º Jesus é a única fonte de água que jorra para a vida eterna (versículo 14). Esta mulher tentou outras opções para resolver seus problemas; todas frutadas. Jesus é o único capaz de saciar a sua sede de Justiça e esperança. Não há outra resposta para sua vida, apenas Ele é. Nada que você escolher irá suprir este vazio, somente Jesus. Você tem que se decidir por Jesus todos os dias paraque toda a sua história mude.

3º Você precisa render-se. No versículo 15, ela reconheceu que precisava de Jesus. Rendeu seus argumentos, decepções, traumas, enfim tudo a Ele. Ela pediu da água que muda a história, da água que sacia completamente.
Entregue tudo a Cristo hoje.

2 comentários:

  1. A palavra foi tremenda e desta agua não quero deixar de beber nunca mais...

    ResponderExcluir
  2. Temos o privilégio de ser membro de uma igreja abençoada.
    Keila

    ResponderExcluir