3 de mai. de 2011

Vem para esta rede!

Lucas 5;1-11



Esta passagem do Livro de Lucas diz que Jesus estava chegando junto ao lago de Genesaré e era apertado por uma multidão que tentava aproximar-se do Mestre.
Eles queriam ouvir a Palavra de Jesus. Estavam necessitados e buscando restauração. Jesus encontra à beira daquele lago alguns homens, cabisbaixos, tristes e limpando as suas redes. Era Simão e seus amigos.
Esses homens eram pescadores e estavam muito desanimados porque tinham trabalhado a noite inteira e nada haviam pescado. Talvez fosse uns dos piores momentos de suas vidas, um dos mais dolorosos fracassos.
E Jesus se aproximou deles neste momento, fitou os olhos em Simão Pedro e disse que precisava de um púlpito, algum lugar para pregar para a multidão e se podia então emprestar o seu barco.
Eu imagino Pedro cansado, desiludido, mas por respeito a Jesus levou o mestre e ainda ficou segurando o barco enquanto pregava.
O texto diz que Jesus sentou no barco e começou a pregar para aquela multidão liberando palavras de restauração e mudança de vida. As pessoas ficaram maravilhadas com a unção. Pedro ficou só observando e Jesus ensinando as pessoas. E quando Jesus acabou de pregar, deu uma olhadinha para trás e avistou Pedro, segurando o barco.
Ele já tinha “visto” Pedro, mas aquele era o momento da sua ministração. Jesus diz, pega a sua rede e lança para pescar.
Imagino que Pedro olhou para Jesus com aquele olhar de quem está muito cansado, sofrido e sem esperança e diz que já tinha feito isso a noite toda e nada pescou.
Irmãos, talvez este seja o seu relatório. Já tentou inúmeras vezes, investiu de todas as formas neste objetivo, neste sonho e nada “pescou”. Já fez tanto e não alcançou êxito. Pedro estava tentando convencer Jesus pela sua experiência em pesca que não tinha jeito, não adiantava mais.
No entanto, disparou: “sob a sua Palavra eu lançarei a rede”. Quer dizer, por mim não perderia mais tempo nisso, mas creio na sua palavra e vou lançar a rede. Aquela Palavra de Jesus gerou fé no coração de Pedro e tem que gerar fé no seu coração também.
Onde deixou de lançar a rede? Por pior que seja a situação, por mais empenho que julgue ter sido em vão deve crer nesta Palavra.
Pedro lançou e quando começou puxar a rede sentiu aquele tranco que é sinal de pesca e de pesca grande. A pesca foi tão numerosa que Simão teve que chamar os amigos para trazer mais barcos porque o seu estava transbordando de peixes. Depois de tudo isso, Simão reconhece que é pecador e precisa de um Salvador. Ele reconhece que aquele pregador era o Messias. Ele viu que em sua vida haviam coisas que precisavam ser mudadas. Jesus então anunciou que a partir daquele dia ele seria pescador de homens. Deus está te chamando para salvar vidas. Lançai as redes. O último item que gostaria de destacar é que Pedro e seus dois amigos (Tiago e João filhos de Zebedeu) deixaram tudo. Abandonaram aquela pesca fruto de sonho. Eles deixaram tudo que pudesse atrapalhar de seguir o convite de Jesus de ser pescador de homens. Irmãos; agente consegue deixar algumas coisas como drogas, prostituição, mas outras são muito difíceis para nós. Deixar o tudo é complicado. Talvez você tenha arrastado a sua rede por longos e longos tempos e não está pescando nada. Jesus é a resposta para você. Confie nele, deixe tudo nas mãos nele, venha para está rede. Dê esta chance para você. Lance a sua rede.
Jesus te ama e tem um plano específico para você.
Quando você ouve uma Palavra de fé, coloca-a em seu coração, Deus vai abençoar a sua vida de forma que terá que chamar amigos para compartilhar tamanhas bênçãos recebidas. Creia. Uma semana abençoada.
Pastor Sandro Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário