3 de abr. de 2012

Será que alguém pode fugir da presença de Deus?


Será que alguém pode fugir da presença de Deus?
Pastor Sandro Campos
01/04/2012
Tema Jonas 1

Deus chamou um profeta para levar uma mensagem a Nínive. Isso certamente atrairia raiva dos Judeus. Essa é a primeira lição. Cumprir os princípios de Deus e obedecer à Palavra pode gerar a raiva de algumas pessoas. Existe um preço a pagar, mas a recompensa é certa. Muitas vezes temos que enfrentar a falta de conhecimento de pessoas próximas ou da sociedade. Jonas temeu e fugiu dos Projetos de Deus. Pegou uma rota alternativa e parecia que estava tudo bem, mas era uma falsa tranquilidade. São aqueles irmãos que fogem dos compromissos com Deus e quando os reencontramos dizem que está tudo bem. Pura mentira. Na verdade está tudo mascarado, sonhos e projetos adiados por covardia, descrença e medo.


O sono dos fugitivos
A Palavra diz no versículo 4 que “Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se”. Todos que estavam na embarcação ficaram  desesperados com a ameaça de um naufrágio e o homem de Deus, Jonas, a quem Deus tinha constituído para guerrear contra o inimigo, estava dormindo.
Quantos homens de Deus estão dormindo enquanto as tragédias estão acontecendo? Vocês viram que o diabo é tão enganador que Jonas foi acometido de tanto sono e cegueira que foi necessário um ímpio acordá-lo e mostrar a tempestade. Observe o que diz o versículo 6  “E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos”. Era o sono da alma, sono da chamada e da responsabilidade.
Irmão. Como você pode continuar dormindo diante da proposta que Deus fez para a sua vida. Deus te deu uma missão, te capacitou, te formou e agora quer recuar?

A culpa dos problemas
Geralmente os Jonas que fogem de Deus sabem que o problema nas adversidades é causado por eles mesmos.  Nós como sacerdotes investigamos se não foi alguma palavra mal colocada, algum mal entendido, mas depois de toda investigação chegamos a conclusão que todo aquele naufrágio tem um único causador: o fugitivo, o “Jonas”. Acompanhe o versículo 12 que Jonas assume a sua culpa. “E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade”.


Pessoas sofrem pela sua fuga
A Palavra de Deus diz em Jonas 1;7 que os homens estavam desesperados e sem entender o motivo pelo qual padeciam com aquela tempestade. E, ao lançar sortes, descobriram que a causa estava em Jonas. O motivo era a fuga de Jonas. Irmãos, quando você foge da presença de Deus para poupar alguém, não resolve o problema e sim o carrega para onde for. A sua fuga causa danos a todos ao seu redor. Hoje, se estiver fugindo de Deus saiba que pode ser surpreendido por um vendaval e pessoas podem sofrer por sua causa.
Por fim. Volte para a sua rota. Não se associe aos fugitivos.
Hoje é a sua oportunidade de retornar. Buscar a sua missão. Executar e vencer para a Glória de Deus. Este é o projeto de Deus para a sua vida.
Creia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário