29/01/2012
PASTOR SANDRO CAMPOS
BASE: II Timóteo 2;14-19
Paulo escreve a carta a II Timóteo 2;14 a 19 com algumas dicas de conduta que seriam decisivas para manter firme a sua integridade e aliança diante de Deus. No versículo 19, Paulo escreve: “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade”. A primeira orientação de Paulo é que Deus te conhece e se quer proferir o Nome de Deus com dignidade fuja da iniqüidade.
Segue mais alguns alertas:
1º Tome cuidado com a vergonha (versículo 15)
O apóstolo tinha uma equipe que andava com ele e formou o discípulo chamado Timóteo. Os versículos 16, 17 e 18 diz que alguns discípulos de Timóteo tinham se desviado e eles então passaram a envergonhar não a Paulo, mas ao Evangelho. Paulo escreveu a Timóteo como uma carta de conforto. Ele aproveita para alertá-lo para ter cuidado para não envergonhar o nome de Deus. Procura apresentar-se a Deus como varão aprovado. Cuidado para não envergonhar o chamado de Deus na sua vida. Cuidado para que em suas rebeldias não envergonhe o nome de Cristo. No versículo 20 Paulo deixa claro que existem vasos para honra enquanto outros para desonra.
2- Cuidado com a Palavra (versículo 14)
A Palavra tanto vem para abençoar alguém como para maldiçoar. Paulo orienta-o que saiba manejar bem a Palavra da Verdade, que viva a Palavra verdadeiramente. O que te manterá firme na hora da adversidade será se maneja bem a Palavra. Temos que ter uma aliança com Deus através da Palavra. O dia que você perde a aliança com Deus você passa a odiar a Palavra e rejeitar alguns princípios.
3- Evita os falatórios inúteis e profanos (versículos 16)
A linguagem dos “desviados” queriam corroer a igreja com falatórios e se alastrar como um câncer. Por isso, Timóteo tinha que usar da sabedoria da Palavra para guerrear contra as mentiras e artimanhas do diabo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário